Assine agora!

Mitos e verdades sobre a internet de fibra óptica.

Mitos e verdades sobre a internet de fibra óptica.

A internet fibra óptica é mais rápida? É mais segura e eficiente? Os cabos de fibra óptica são mais caros?

A internet via fibra óptica tem se difundido rapidamente em nosso país, pois uma das suas principais vantagens é a garantia de conexões de alta velocidade. Porém, ainda existem muitas dúvidas relacionadas à fibra óptica.

Conheça os principais mitos e verdades sobre esse tipo de conexão:

A internet de fibra óptica é mais rápida?

VERDADE!

A fibra fibra óptica é considerada a melhor maneira de se transmitir internet atualmente e um dos motivos é a sua alta velocidade. Inclusive, recentemente, cientistas conseguiram bater o recorde de velocidade de transmissão em uma fibra óptica, chegando a 1 Petabit por segundo!

Claro que a média da velocidade de uma fibra óptica não chega a tanto, mas ela possui uma largura de banda maior do que as demais tecnologias usadas para conexão de internet e possui uma capacidade média de transmissão de dados de 10 a 80 gigabits por segundo em um único canal.

A fibra óptica é mais cara?

Mito! Muitos acreditam que a fibra óptica é mais cara, porque de fato quando surgiu no mercado os custos para implantação eram muito altos, mas à medida que foi se popularizando, a tecnologia da fibra óptica foi ficando mais acessível e atualmente é considerada até mais barata pela qualidade e durabilidade.

A fibra óptica é mais segura?

VERDADE!

Na fibra óptica há menos risco de interferências de sinal e incêndios, porque a transmissão dos dados utiliza luz e não eletricidade. Além disso, os cabos não superaquecem e são menos afetados por fenômenos da natureza como ventos fortes ou chuvas. Além disso, eles disponibilizam uma segurança maior em relação às redes tradicionais, pois os invasores não podem usar vazamentos de sinal para ter acesso a dados.

Cabos de fibra óptica são mais frágeis?

MITO!

O vidro da fibra ótica é feito de um material extremamente resistente, capaz de suportar altas temperaturas e fortes pressões, sua resistência é de mais de 42 toneladas por centímetro quadrado, sendo muito superior aos fios comuns. Além disso, seu acabamento é muito resistente, coberto por fios de aramida ou então fibra de vidro envolvida por materiais como Kevlar, que por sua vez é cinco vezes mais forte que o aço.

A tecnologia é melhor para o meio ambiente?

VERDADE!

A quantidade de energia necessária para enviar um feixe luminoso por meio dos cabos de fibra óptica chega a ser dezenas de vezes menor do que enviar um sinal elétrico. O consumo de eletricidade mais baixo garante menos emissões de carbono. Além disso, o material da fibra ajuda a evitar incêndios ou outros desastres relacionados à eletricidade é menos nocivo para a natureza do que instalações com cabos de cobre.

A fibra óptica sofre interferência?

MITO.

A fibra óptica possui vidro em seu núcleo e materiais isolantes. Portanto, a fibra óptica não sofre interferências eletromagnéticas como os que utilizam fios de cobre ou outras ligas metálicas.

Os hackers não podem invadir a fibra óptica?

MITO.

A fibra óptica é a alternativa mais segura. Porém, não está livre de ser invadida. No entanto, essa invasão só poderá ocorrer se houver um contato físico com os seus cabos. A fibra óptica possui uma vedação segura e eficaz, a luz enviada não excede as paredes de seu revestimento.

A instalação é mais complexa?

MITO.

A tecnologia passou por várias atualizações com o passar do tempo, as conexões tornaram-se mais práticas. Além disso, a instalação é facilmente executada, pois o peso e diâmetro são menores.

Eai gostou desse artigo e dos benefícios da Fibra ótica? Fale com um dos nossos representantes! E conheça as vantagens de uma internet de fibra em sua residência!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro das promoções e novidades?

Você assinou nossa newsletter!

Para receber todas as nossas novidades, abra seu e-mail e confirme sua inscrição.
Não se preocupe, não fazemos spam.