Assine agora!

Já ouviu falar em letramento digital?

Já ouviu falar em letramento digital?

O conceito aborda o domínio da interação, do acesso e compreensão dos textos em plataformas digitais, como computadores, celulares, aplicativos e redes sociais e a capacidade de usar os recursos tecnológicos de forma consciente e crítica com qualidade e segurança.

O letramento digital varia para cada indivíduo e pode ser desenvolvido e ampliado em qualquer fase da vida.

Muitas pessoas possuem um letramento digital básico, como usar um aplicativo de mensagem no celular, fazer uma chamada de vídeo ou enviar um arquivo de áudio. Outras possuem essa habilidade mais avançada, empregando tecnologias da informação para fins profissionais que demandam conhecimento especializado.

A popularização das tecnologias está transformando a sociedade contemporânea e exigindo o desenvolvimento de novas habilidades. Boa parte dos conhecimentos e das informações agora são encontrados na internet, e aparecem com uma linguagem própria, que não

abrange apenas letras e palavras, mas envolve também códigos, imagens, vídeos, entre outros elementos.Uma pessoa que não domina essa nova comunicação pode ser excluída de uma série de espaços e, para impedir que isto aconteça, é necessário o letramento digital: o desenvolvimento da capacidade de usar as ferramentas, buscar conhecimentos e informações, compreender e interagir no meio digital com qualidade e criticidade.
“Antes, falava-se em letramentos no sentido amplo, que abraçava, entre outras, as práticas ligadas a tecnologias de leitura e de escrita.

 O que fizemos foi especificar esses letramentos, chamando-os por esse nome adjetivado ao adicionar o digital”, explica Ana Elisa Ribeiro, professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Segundo a professora, a tecnologia digital surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, porém a noção de letramento é bem posterior a esse período. Letramento digital veio só mais tarde e, no Brasil, esse conceito ganhou destaque a partir da década de 90 para compreendermos como e por que as tecnologias digitais, que entraram nas nossas vidas de forma acelerada, impactam as práticas sociais.

“Assim como um indivíduo letrado que, além de ler e escrever de forma básica, consegue fazer uso da escrita e da leitura no seu dia a dia, o letrado digital deriva desse conceito aplicado ao mundo digital, que acompanha os avanços tecnológicos vividos pela sociedade”, aponta a especialista.

O Brasil ocupa a 5ª posição mundial no uso diário de internet, com 78,3% da população on-line. Neste cenário, não estar incluído nestas práticas sociais é uma forma de exclusão. “Não ter esse tipo de conhecimento significa não exercer plenamente seus direitos”, afirma. Assim, a inclusão social passa por ter conhecimento e alguma desenvoltura para ler, escrever e usar essas ferramentas digitais.

“Mesmo os docentes universitários, pessoas geralmente com excelente nível educacional, carecem de algum letramento digital”, comenta a professora doutora da USP, Cristiane Galvão. “Nem sempre uma pessoa adulta com baixo letramento digital tem a consciência de que pode se aperfeiçoar neste campo.”

A docente sugere que instituições de ensino, empresas públicas e privadas estejam atentas a este aspecto é que, na medida do possível, tenha equipes para realização de diagnósticos e fornecimento de soluções adequadas para cada perfil e situação.

internet ourilândia do norte, planos de internet ourilândia do norte, internet ultravelocidade ourilândia do norte, internet para empresas ourilândia do norte, internet residencial ourilândia do norte, internet rápida ourilândia do norte, internet veloz ourilândia do norte, internet com wifi ourilândia do norte, internet tucumã, planos de internet, tucumã, internet ultravelocidade tucumã, internet para empresas tucumã, internet residencial tucumã, internet rápida tucumã, internet veloz tucumã, internet com wifi tucumã, internet são felix do xingú, planos de são felix do xingú, internet ultravelocidade são felix do xingú, internet para empresas são felix do xingú, internet residencial são felix do xingú, internet rápida são felix do xingú, internet veloz são felix do xingú, internet com wifi são felix do xingú

#ispmais #internet #tucumã #fibraoptica #saofelixdoxingu #ourilandiadonorte #novembro#250mb  #350mb  #500mb #pará #ultravelocidade #modem

Gostou do conteúdo?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro das promoções e novidades?

Você assinou nossa newsletter!

Para receber todas as nossas novidades, abra seu e-mail e confirme sua inscrição.
Não se preocupe, não fazemos spam.